GHOEM – 10 anos!

As pesquisas e pesquisadores do Grupo HEMEP estão intimamente ligados ao GHOEM (www.ghoem.org). Disponibilizamos aqui os vídeos do encontro que celebrou os 10 anos de existência do GHOEM, um evento realizado na Unesp de Rio Claro em Outubro de 2012.

index2_01

Atividades do 1º Dia

Boas Vindas

Prfa. Ms. Miran Maria Andrade –  Vídeo 01 

Conferência de Abertura

Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica (UNESP/Bauru) – Vídeo 01Vídeo 02

Esta conferência tem por objetivo apresentar a trajetória de pesquisa do GHOEM desde a sua constituição. Uma conferência que aborde como o grupo se constituiu e se consolidou no âmbito da Educação Matemática nesta primeira década de história. Deste modo, julgamos interessante cuidar dos problemas, dos enfrentamentos e dos progressos que mantém o trabalho contínuo e duradouro do GHOEM. Quanto à temática, sugerimos como mote: “o princípio não justifica continuidade” de Marc Bloch, para que, a partir dele, tal conferência se desenvolva.

Mesa Redonda 1: O GHOEM e suas pesquisas: outros olhares – Abertura – Vídeo 01

Prof. Dr. Antônio Miguel (UNICAMP) – Vídeo 02

Profa. Dra. Maria Ângela Miorim (UNICAMP) – Vídeo 03

Profa. Dra. Maria Laura Magalhães (UFMG) – Vídeo 04

Profa. Dra. Heloisa da Silva (UNESP/Rio Claro) – Coordenadora da Mesa
Discussão – Vídeo 5

Considerando que os convidados desta mesa são pesquisadores que, em alguns momentos da trajetória do GHOEM, se fizeram presentes através da participação em bancas de qualificação e defesa de trabalhos de membros do Grupo, bem como em eventos, discussões e publicações científicas, espera-se que os participantes da mesa apontem avanços, retrocessos, limitações, como as teorias têm sido mobilizadas pelo grupo, os temas sobre os quais o grupo precisa se aprofundar mais, dentre outros encaminhamentos.

Palestra 1: Le singe peintre: Huile sur toile (Sobre a dissolução da História e como celebrar os 20 anos de investigações do GHOEM)

Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna (UFPR) – Vídeo 01Vídeo 02

A partir de uma frase de Nietzsche, traduzida como “eu anuncio a guerra”, dirige-se uma reflexão, no contexto de uma década de pesquisas realizadas pelo GHOEM, sobre possibilidades de dissolução da História. Esboça-se uma síntese da produção do grupo e de alternativas com sabor de vidro e corte. Abrem-se as janelas…

 

Atividades do 2º Dia

Mesa Redonda 2: Histórias da Educação Matemática: outros olhares, outros saberes

Profa. Dra. Arlete de Jesus Brito (UNESP/Rio Claro) – Vídeo 01

Prof. Dr. Hélio Salles Gentil (Universidade São Judas Tadeu) – Vídeo 02

Profa. Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani (UNICAMP) – Vídeo 03

Prof. Dr. Carlos Vianna (UFPR) – Coordenador da Mesa (Discussão)

Esta mesa redonda tem por objetivo discutir diferentes pressupostos e métodos utilizados para o desenvolvimento de trabalhos historiográficos. Assim, consideramos pertinente que os integrantes da mesma discutam sobre as concepções de história e as metodologias que têm defendido e mobilizado para desenvolver suas pesquisas. Destacando, também, as contribuições desses exercícios historiográficos na área que atuam.

Palestra 2: Narrativas e memória no exercício historiográfico

Profa. Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani (UNICAMP) – Vídeo 01Vídeo 02

Essa palestra tem por objetivo discutir imagens de memória, história e narrativa, inspiradas no diálogo com ensaios do filósofo Walter Benjamin, as quais potencializam instigantes contribuições no exercício historiográfico, sobretudo no que se refere à produção de uma racionalidade estética.

Conferência de Encerramento:

Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy (USP/São Paulo) – Vídeo 01Vídeo 02

Esta conferência tem como objetivo promover um diálogo, com um historiador e um dos maiores especialistas em História Oral no Brasil, sobre o desenvolvimento da história oral no Brasil e no mundo e seu status atual.

Fala de Encerramento: Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica – Vídeo 01