Trabalhos Desenvolvidos

Desde 2009 vários trabalhos vem sendo desenvolvidos pelos membros do Grupo HEMEP visando traçar compreensões sobre a formação e atuação de Professores de Matemática no Mato Grosso do Sul. Estes trabalhos estão disponíveis na íntegra e gratuitamente pelo nosso Scribd.

TABELA DE PRODUÇÕES DO GRUPO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA (HEMEP)

 

 

Adriana Barbosa de Oliveira

Rozana Morais Lopes Feitosa

Endrika Leal Soares

Vivian Nantes Muniz Franco

Person Gouveia dos Santos Moreira

Tatiana Rozalia Guedes

Vlademir Sergio Bondarczuk

FERREIRA, MAYCON DOUGLAS. Narrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemática. Dissertação de Mestrado. 229p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

ALMEIDA, ANA MARIA DE. INVENTAR E SE REINVENTAR EM MEIO A NARRATIVAS HISTÓRICAS: UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA SOBRE O CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE-MS. Dissertação de Mestrado. 228p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

ZANDOMENIGHI, RENATA APARECIDA. UMA HISTÓRIA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP) Dissertação de Mestrado. 195p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

Ana Cláudia Lemes de Morais. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS: MOVIMENTOS PRECURSORES E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA.  Dissertação de Mestrado. 216p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

SILVA, Natalia Cristina da. CENAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE PARANAÍBA/MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Dissertação de Mestrado. 216p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2016.

Uma, nove ou dez Narrativas sobre ss Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do SulCarla Regina Mariano da Silva – Tese de Doutorado – 2015

Como ensinar matemática no curso ginasial: um manual da CADES e suas propostas para a formação de professores de MatemáticaMarcos Henrique Silva Lopes – Dissertação de Mestrado – 2015

A mentoria na formação de professores que ensinavam Matemática: uma instituição (?), diversas experiências na cidade de Campo Grande de 1980 a 1990Viviane Ramos Gomes Gaspar – Dissertação de Mestrado – 2015

Produção de histórias na Educação Matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando texto ficcional e fotografias compósitasThiago Pedro Pinto – Artigo – 2015

A formação Matemática de professores do Ensino Primário: um olhar sobre a Escola Normal Joaquim MurtinhoAna Carolina de Siqueira Ribas dos Reis – Dissertação de Mestrado – 2014

A formação de professores de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Um olhar sobre os anos iniciais da Licenciatura em DouradosTiaki Cintia Togura Faoro – Dissertação de Mestrado – 2014

O Rádio e as Matemáticas: um estudo sobre o Projeto Minerva

Thiago Pedro Pinto & Antônio Vicente Marafioti Garnica – Artigo – 2014

Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópicaThiago Pedro Pinto – Tese de Doutorado – 2013

O Projeto Logos II em Coxim (MS): algumas leituras

Thiago Pedro Pinto & Ana Rúbia Ferreira de Souza – Artigo – 2013

Orientações pedagógicas nas Escolas Normais de Campo Grande: um olhar sobre o manualMetodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos – Carlos Souza Pardim – Dissertação de Mestrado – 2013

PIBID-Matemática e a prática profissional de professores supervisores de MatemáticaNathalia Teixeira Larrea – Monografia – 2013

Um olhar para a formação de tutores presenciais dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UABII)Ezequiel Danielson Arantes & Thiago Pedro Pinto – Artigo – 2013

O manual Metodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos: estabelecendo compreensões acerca das orientações que fizeram parte da formação de professores em Campo Grande – MS

Carlos Souza Pardim & Luzia Aparecida de Souza – Artigo – 2013

História Oral: formação de professores de MatemáticaTiaki Cintia Togura Faoro & Luzia Aparecida de Souza – Artigo – 2012

A formação de professores que ensinam Matemática: um cenário da Escola Normal em Campo GrandeAna Carolina de Siqueira Ribas dos Reis & Luzia Aparecida de Souza – Artigo – 2012

A formação de professores na Escola Normal Joaquim MurtinhoAna Carolina de Siqueira Ribas dos Reis – Monografia – 2011