Trabalhos Desenvolvidos

Desde 2009 vários trabalhos vem sendo desenvolvidos pelos membros do Grupo HEMEP visando traçar compreensões sobre a formação e atuação de Professores de Matemática no Mato Grosso do Sul. Estes trabalhos estão disponíveis na íntegra e gratuitamente pelo nosso Scribd.

TABELA DE PRODUÇÕES DO GRUPO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA (HEMEP)

REIS, Ana Carolina de Siqueira Ribas dos. MORTE E VIDA SEVERINA: auto de natal em Educação Matemática. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2020.

FRANCO, Vivian Nantes Muniz. Entre infâncias, narrativas e delírios: fora da escola, fora da matemática, fora do risco… Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2019.

SOARES, Endrika Leal. Educação (,) matemática e outras banalidades fundamentais da vida: diálogos a partir dos analfabetismos nossos de cada dia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2019.

OLIVEIRA, Adriana Barbosa de. Licenciaturas em Matemática como produção narrativa: aberturas para experiências. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.

FEITOSA, Rozana Morais Lopes. A Matemática e a atuação do professor de Matemática na percepção de alunos cegos em escolas públicas de Campo Grande – MS. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.

BONDARCZUK, Vlademir Sergio. A formação de professores de matemática da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul: um olhar sobre a primeira turma do curso de licenciatura intercultural indígena “povos do pantanal” – PROLIND.  Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.

MOREIRA, Person Gouveia dos Santos. Jogos de linguagem e Geometria Euclidiana Plana: um olhar para dois manuais didáticos de uso em cursos de Licenciatura em Matemática. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.

GUEDES, Tatiana Rozalia. Entre a necessidade e o jogo político: uma história sobre a criação e a extinção do curso de ciências da UEMS em Cassilândia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.

FERREIRA, MAYCON DOUGLAS. Narrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemática. Dissertação de Mestrado. 229p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

ALMEIDA, ANA MARIA DE. INVENTAR E SE REINVENTAR EM MEIO A NARRATIVAS HISTÓRICAS: UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA SOBRE O CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE-MS. Dissertação de Mestrado. 228p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

ZANDOMENIGHI, RENATA APARECIDA. UMA HISTÓRIA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP) Dissertação de Mestrado. 195p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

Ana Cláudia Lemes de Morais. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS: MOVIMENTOS PRECURSORES E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA.  Dissertação de Mestrado. 216p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

SILVA, Natalia Cristina da. CENAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE PARANAÍBA/MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Dissertação de Mestrado. 216p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2016.

Uma, nove ou dez Narrativas sobre ss Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do SulCarla Regina Mariano da Silva – Tese de Doutorado – 2015

Como ensinar matemática no curso ginasial: um manual da CADES e suas propostas para a formação de professores de MatemáticaMarcos Henrique Silva Lopes – Dissertação de Mestrado – 2015

A mentoria na formação de professores que ensinavam Matemática: uma instituição (?), diversas experiências na cidade de Campo Grande de 1980 a 1990Viviane Ramos Gomes Gaspar – Dissertação de Mestrado – 2015

Produção de histórias na Educação Matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando texto ficcional e fotografias compósitasThiago Pedro Pinto – Artigo – 2015

A formação Matemática de professores do Ensino Primário: um olhar sobre a Escola Normal Joaquim MurtinhoAna Carolina de Siqueira Ribas dos Reis – Dissertação de Mestrado – 2014

A formação de professores de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Um olhar sobre os anos iniciais da Licenciatura em DouradosTiaki Cintia Togura Faoro – Dissertação de Mestrado – 2014

O Rádio e as Matemáticas: um estudo sobre o Projeto Minerva

Thiago Pedro Pinto & Antônio Vicente Marafioti Garnica – Artigo – 2014

Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópicaThiago Pedro Pinto – Tese de Doutorado – 2013

O Projeto Logos II em Coxim (MS): algumas leituras

Thiago Pedro Pinto & Ana Rúbia Ferreira de Souza – Artigo – 2013

Orientações pedagógicas nas Escolas Normais de Campo Grande: um olhar sobre o manualMetodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos – Carlos Souza Pardim – Dissertação de Mestrado – 2013

PIBID-Matemática e a prática profissional de professores supervisores de MatemáticaNathalia Teixeira Larrea – Monografia – 2013

Um olhar para a formação de tutores presenciais dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UABII)Ezequiel Danielson Arantes & Thiago Pedro Pinto – Artigo – 2013

O manual Metodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos: estabelecendo compreensões acerca das orientações que fizeram parte da formação de professores em Campo Grande – MS

Carlos Souza Pardim & Luzia Aparecida de Souza – Artigo – 2013

História Oral: formação de professores de MatemáticaTiaki Cintia Togura Faoro & Luzia Aparecida de Souza – Artigo – 2012

A formação de professores que ensinam Matemática: um cenário da Escola Normal em Campo GrandeAna Carolina de Siqueira Ribas dos Reis & Luzia Aparecida de Souza – Artigo – 2012

A formação de professores na Escola Normal Joaquim MurtinhoAna Carolina de Siqueira Ribas dos Reis – Monografia – 2011