Desde 2009 vários trabalhos vem sendo desenvolvidos pelos membros do Grupo HEMEP visando traçar compreensões sobre a formação e atuação de Professores de Matemática no Mato Grosso do Sul. Estes trabalhos estão disponíveis na íntegra e gratuitamente pelo nosso Scribd.
TABELA DE PRODUÇÕES DO GRUPO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA (HEMEP)
SOUZA, Mariana Duarte de. CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2021.
SILVA, Reinaldo Carmargo da. Um olhar dispersivo e narrativo para a criação do Curso de Ciência da Computação da UFMS. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2020.
REIS, Ana Carolina de Siqueira Ribas dos. MORTE E VIDA SEVERINA: auto de natal em Educação Matemática. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2020.
SILVA, Rafael Nobre da. GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE GRAMATICAL. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2019.
FRANCO, Vivian Nantes Muniz. Entre infâncias, narrativas e delírios: fora da escola, fora da matemática, fora do risco… Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2019.
SOARES, Endrika Leal. Educação (,) matemática e outras banalidades fundamentais da vida: diálogos a partir dos analfabetismos nossos de cada dia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2019.
OLIVEIRA, Adriana Barbosa de. Licenciaturas em Matemática como produção narrativa: aberturas para experiências. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.
FEITOSA, Rozana Morais Lopes. A Matemática e a atuação do professor de Matemática na percepção de alunos cegos em escolas públicas de Campo Grande – MS. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.
BONDARCZUK, Vlademir Sergio. A formação de professores de matemática da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul: um olhar sobre a primeira turma do curso de licenciatura intercultural indígena “povos do pantanal” – PROLIND. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.
MOREIRA, Person Gouveia dos Santos. Jogos de linguagem e Geometria Euclidiana Plana: um olhar para dois manuais didáticos de uso em cursos de Licenciatura em Matemática. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.
GUEDES, Tatiana Rozalia. Entre a necessidade e o jogo político: uma história sobre a criação e a extinção do curso de ciências da UEMS em Cassilândia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2018.
FERREIRA, MAYCON DOUGLAS. Narrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemática. Dissertação de Mestrado. 229p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.
ALMEIDA, ANA MARIA DE. INVENTAR E SE REINVENTAR EM MEIO A NARRATIVAS HISTÓRICAS: UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA SOBRE O CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE-MS. Dissertação de Mestrado. 228p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.
ZANDOMENIGHI, RENATA APARECIDA. UMA HISTÓRIA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP) Dissertação de Mestrado. 195p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.
Ana Cláudia Lemes de Morais. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS: MOVIMENTOS PRECURSORES E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA. Dissertação de Mestrado. 216p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.
SILVA, Natalia Cristina da. CENAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE PARANAÍBA/MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Dissertação de Mestrado. 216p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2016.
Uma, nove ou dez Narrativas sobre ss Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do Sul – Carla Regina Mariano da Silva – Tese de Doutorado – 2015
“Como ensinar matemática no curso ginasial”: um manual da CADES e suas propostas para a formação de professores de Matemática – Marcos Henrique Silva Lopes – Dissertação de Mestrado – 2015
A mentoria na formação de professores que ensinavam Matemática: uma instituição (?), diversas experiências na cidade de Campo Grande de 1980 a 1990 – Viviane Ramos Gomes Gaspar – Dissertação de Mestrado – 2015
Produção de histórias na Educação Matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando texto ficcional e fotografias compósitas – Thiago Pedro Pinto – Artigo – 2015
A formação Matemática de professores do Ensino Primário: um olhar sobre a Escola Normal Joaquim Murtinho – Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis – Dissertação de Mestrado – 2014
A formação de professores de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Um olhar sobre os anos iniciais da Licenciatura em Dourados – Tiaki Cintia Togura Faoro – Dissertação de Mestrado – 2014
O Rádio e as Matemáticas: um estudo sobre o Projeto Minerva
Thiago Pedro Pinto & Antônio Vicente Marafioti Garnica – Artigo – 2014
Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica – Thiago Pedro Pinto – Tese de Doutorado – 2013
O Projeto Logos II em Coxim (MS): algumas leituras
Thiago Pedro Pinto & Ana Rúbia Ferreira de Souza – Artigo – 2013
Orientações pedagógicas nas Escolas Normais de Campo Grande: um olhar sobre o manualMetodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos – Carlos Souza Pardim – Dissertação de Mestrado – 2013
PIBID-Matemática e a prática profissional de professores supervisores de Matemática – Nathalia Teixeira Larrea – Monografia – 2013
Um olhar para a formação de tutores presenciais dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UABII) – Ezequiel Danielson Arantes & Thiago Pedro Pinto – Artigo – 2013
O manual “Metodologia do Ensino Primário”, de Theobaldo Miranda Santos: estabelecendo compreensões acerca das orientações que fizeram parte da formação de professores em Campo Grande – MS
Carlos Souza Pardim & Luzia Aparecida de Souza – Artigo – 2013
História Oral: formação de professores de Matemática – Tiaki Cintia Togura Faoro & Luzia Aparecida de Souza – Artigo – 2012
A formação de professores que ensinam Matemática: um cenário da Escola Normal em Campo Grande – Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis & Luzia Aparecida de Souza – Artigo – 2012
A formação de professores na Escola Normal Joaquim Murtinho – Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis – Monografia – 2011