Trabalhos Desenvolvidos

Desde 2009 vários trabalhos vem sendo desenvolvidos pelos membros do Grupo HEMEP visando traçar compreensões sobre a formação e atuação de Professores de Matemática no Mato Grosso do Sul. Estes trabalhos estão disponíveis na íntegra e gratuitamente pelo nosso Scribd.

TABELA DE PRODUÇÕES DO GRUPO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM PESQUISA (HEMEP)

 

FERREIRA, MAYCON DOUGLAS. Narrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemática. Dissertação de Mestrado. 229p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

ALMEIDA, ANA MARIA DE. INVENTAR E SE REINVENTAR EM MEIO A NARRATIVAS HISTÓRICAS: UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA SOBRE O CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE-MS. Dissertação de Mestrado. 228p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

ZANDOMENIGHI, RENATA APARECIDA. UMA HISTÓRIA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP) Dissertação de Mestrado. 195p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

Ana Cláudia Lemes de Morais. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS: MOVIMENTOS PRECURSORES E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA.  Dissertação de Mestrado. 216p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2017.

***
SILVA, Natalia Cristina da. CENAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE PARANAÍBA/MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Dissertação de Mestrado. 216p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 2016.

TÍTULO

AUTOR/AUTORES

MODALIDADE

ANO DA PUBLICAÇÃO

Uma, nove ou dez Narrativas sobre ss Licenciaturas em Ciências e Matemática em Mato Grosso do Sul

Carla Regina Mariano da Silva

Tese de Doutorado

2015

Como ensinar matemática no curso ginasial: um manual da CADES e suas propostas para a formação de professores de Matemática

Marcos Henrique Silva Lopes

Dissertação de Mestrado

2015

A mentoria na formação de professores que ensinavam Matemática: uma instituição (?), diversas experiências na cidade de Campo Grande de 1980 a 1990

Viviane Ramos Gomes Gaspar

Dissertação de Mestrado

2015

Produção de histórias na Educação Matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando texto ficcional e fotografias compósitas

Thiago Pedro Pinto

Artigo

2015

A formação Matemática de professores do Ensino Primário: um olhar sobre a Escola Normal Joaquim Murtinho

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis

Dissertação de Mestrado

2014

A formação de professores de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Um olhar sobre os anos iniciais da Licenciatura em Dourados

Tiaki Cintia Togura Faoro

Dissertação de Mestrado

2014

O Rádio e as Matemáticas: um estudo sobre o Projeto Minerva

Thiago Pedro Pinto & Antônio Vicente Marafioti Garnica

Artigo

2014

Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica

Thiago Pedro Pinto

Tese de Doutorado

2013

O Projeto Logos II em Coxim (MS): algumas leituras

Thiago Pedro Pinto & Ana Rúbia Ferreira de Souza

Artigo

2013

Orientações pedagógicas nas Escolas Normais de Campo Grande: um olhar sobre o manualMetodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos

Carlos Souza Pardim

Dissertação de Mestrado

2013

PIBID-Matemática e a prática profissional de professores supervisores de Matemática

Nathalia Teixeira Larrea

Monografia

2013

Um olhar para a formação de tutores presenciais dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UABII)

Ezequiel Danielson Arantes & Thiago Pedro Pinto

Artigo

2013

O manual Metodologia do Ensino Primário, de Theobaldo Miranda Santos: estabelecendo compreensões acerca das orientações que fizeram parte da formação de professores em Campo Grande – MS

Carlos Souza Pardim & Luzia Aparecida de Souza

Artigo

2013

História Oral: formação de professores de Matemática

Tiaki Cintia Togura Faoro & Luzia Aparecida de Souza

Artigo

2012

A formação de professores que ensinam Matemática: um cenário da Escola Normal em Campo Grande

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis & Luzia Aparecida de Souza

Artigo

2012

A formação de professores na Escola Normal Joaquim Murtinho

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis

Monografia

2011

Anúncios