Vídeos de Educação Matemática

Diálogos com Diálogos com Filosofias da Diferença

Em dezembro de 2018, tivemos na UFMS um espaço de diálogos e discussões sobre a contemporâneidade. Os professores Dr. Antônio Carlos Carrera de Souza (UNESP/RC) e Dr. Júlio Faria Corrêa (UFSC/Blumenau) estiveram conosco por três dias: Segunda-feira (17-12-2018) – 13h30 – 17h00 Temática: Sujeito. Nossa intenção é discutir lugares, efeitos, espaços para discussões do/sobre/ a partir do conceito, ideia de sujeito.

Terça-Feira (18-12-2018) – 13h30-17h00 Temática: Pesquisar Nossa intenção é discutir práticas, processos que envolve a ação pesquisar. O que fazemos quando dizemos que fazemos pesquisa? Quarta-Feira (19-12-2018) – 13h30-17h00 Temática: Resistência Nossa intenção é discutir estratégias de resistência frente aos ataques que a profissão professor e a universidade pública estão sofrendo.

Vídeos de Educação Matemática / História da Educação Matemática

SBM / SBEM

Debate de Dirigentes e ex-dirigentes da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Palestra da Professora Dra Maria Ednéia Martins-Salandim (UNESP).

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, campus Bauru (2003), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, campus Rio Claro (2007) e (2012), respectivamente. Membro participante do Grupo História Oral e Educação Matemática. Professora assistente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, ambos da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista-UNESP, campus Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, educação matemática e formação de professores.

GHOEM – 10 anos! Antonio Miguel (UNICAMP)

Memória numa perspectiva apoiada/inspirada nas ideias do 2º  L. Wittgenstein. Uma encenação de Miguel com Luzia e Edinéia (fictícias).

Defesa de Doutorado “Projeto Minerva: caixa de jogos caleidoscópica” (PINTO, 2013)

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru), Prof. Thiago Pedro Pinto, orientado pelo Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica.

Painel de Encerramento do XII ESEM – Profa. Dra. Maria Laura M Gomes (2015)

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), doutorado em Educação na área temática Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Estágio de pós-doutorado em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2011), sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica. É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro do Conselho de Pareceristas dos periódicos de Educação Matemática Zetetiké (CEMPEM- FE-UNICAMP), Bolema (IGCE- UNESP-Rio Claro) e RELIME-Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. Tem experiência docente nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, História da Matemática e da Educação Matemática. Como pesquisadora, tem trabalhado principalmente em temáticas do campo da história da educação matemática.

Painel de Encerramento do XII ESEM – Prof. Dr. Vinicio Macedo Santos (2015)

É professor Livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 2008, na área de Metodologia do Ensino de Matemática. Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1977), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e Pós-Doutorado no Departamento de Didáctica de las Matemáticas da Universidade de Sevilha (2000/2001) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2009), junto ao Groupe de Sociologie Reflexive e Pragmatique (GSPR) e foi professor visitante da Université Paris Ouest Nanterre (Paris X) em 2012. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Educação (GEPEME), desde 2004. Atualmente é membro Titular e Presidente da Comissão de Pesquisa da FE-USP. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – São Paulo (Sbempaulista), no período de 2003 a 2005. Foi membro do Comitê Científico e Coordenador do GT de Educação Matemática da Anped (2005-2007). Coordenou a área de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CAPES e CNPq, com foco em dimensões da educação escolar, como o currículo de matemática, a relação e as dificuldades de alunos com a matemática, a formação do professor e do pesquisador em Educação Matemática.Tem publicado vários artigos e livros sobre essa temática e participado com trabalhos em eventos nacionais e internacionais da área. É membro da Sociedade brasileira de Educação Matemática na qual integra atualmente o seu Conselho Editorial. É editor associado da revista Educação e Pesquisa da FE-USP e membro do Comitê Científico de vários periódicos da área de Educação Matemática e Educação. Tem colaborado como assessor da FAPESP, CAPES e FAPEMIG e da SCIELO.Tem experiência na área de Educação e Educação Matemática com ênfase na formação de professores para o ensino de Matemática, currículos de matemática para a educação básica, dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática e fundamentos sociológicos da pesquisa em Educação Matemática.

Uma Encenação Terapêutica da Terapia Wittgensteiniana na Condução de Pesquisas Historiográficas – Prof. Dr. Antonio Miguel (UNICAMP)

Vídeo apresentado na Conferência Ibero-Americana de História da Educação Matemática, em Belém (PA), em 2015.

Jogos de Linguagem, Modelos dos Campos Semânticos e Educação Matemática

Seminário de apresentação do trabalho de mestrado (PINTO, 2009) que versa sobre estas duas teorias e traz apontamentos a partir de salas de aula de Matemática.

Mesa Redonda: Wittgenstein, Deleuze e Derrida: apropriações

Primeira Jornada de Educação Matemática do MS (SBEM)

Publicidade