Wittgenstein e Educação Matemática

Trabalhos que se utilizam de uma perspectiva wittgensteiniana na Educação Matemática

 

Por interesse dos pesquisadores do grupo em trabalhos com esta aproximação teórica, relacionamos aqui alguns trabalhos na educação matemática que fazem tal uso/aproximação.

BEZERRA, S. M. C. B. PERCORRENDO USOS/SIGNIFICADOS DA MATEMÁTICA NA PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Mato Grosso, Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós -Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, 2016.

CORRÊA, Júlio Faria. He war. Tese de Doutorado. Campinas, SP: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

FARIAS, Kátia S. C. dos Santos. Práticas mobilizadoras de cultura aritmética na formação de professores da Escola Normal da Província do Rio de Janeiro (1868-1889): ouvindo fantasmas imperiais. Tese de Doutorado. Antonio Miguel (Orientador). Campinas, SP: Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2014.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti ; PINTO, Thiago Pedro . Considerações sobre a linguagem e seus usos na sala de aula de Matemática. Zetetike (UNICAMP), v. 18, p. 207-244, 2010.

GOTTSCHALK, C. M. C. A Construção e Transmissão do Conhecimento Matemático sob uma Perspectiva Wittgensteiniana. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 28, n. 74, p. 75-96, jan./abr. 2008

JULIO, R. S. Uma leitura da produção de significados matemáticos e não-matemáticos para DIMENSÃO. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática – UNESP: 2007.

JULIO, R. S. Uma leitura da produção de significados matemáticos e não-matemáticos para ”dimensão”. 2007 (Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo)

MARIM, Márcia M. B. AM[OU]:um estudo terapêutico-desconstrucionista de uma paixão. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2014.

MIGUEL, A. A Terapia Gramatical-Desconstrucionista como Atitude de Pesquisa (Historiográfica) em Educação (Matemática). Perspectivas da Educação Matemática, Volume 8, Número Temático, 2015.

MIGUEL, A. O GHOEM e suas pesquisas: outros olhares. Mesa Redonda no evento “GHOEM 10 anos: produções e perspectivas”. 2012.

MIGUEL, A. Vidas de professores de matemática: o doce e o dócil do adoecimento. In: GOMES, Maria Laura Magalhães; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; AUAREK, Wagner Ahmad; PAULA, Maria José. (Org.). Viver e Contar: experiências e práticas de professores de Matemática. 1ed. São Paulo (SP): Editora Livraria da Física, 2012, v. , p. 271-309.

MIGUEL, Antonio. Exercícios descolonizadores a título de prefácio: isto não é um prefácio… E nem um título! In: FARIA, Ana Lúcia Goulart et al. (Orgs.), Infâncias e pós-colonialismo: pesquisa em busca de pedagogias descolonizadoras. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015d. ISBN – 978-85-64440-27-2.

MIGUEL, Antonio. Exercícios terapêuticos nas vizinhanças dos infinitos. In: …. São Paulo (SP): Livraria da Física, no prelo, 2015c.

MIGUEL, Antonio. Historiografia e terapia na cidade da linguagem de Wittgenstein. Bolema: Boletim de Educação Matemática, no prelo, 2015a.

MIGUEL, Antonio. Is the mathematics education a problem for the school or is the school a problem for the mathematics education? RIPEM V.4, N.2, 2014b.

MIGUEL, Antonio. O que dizem os estudos já elaborados sobre a emergência da história da educação matemática no Brasil? In: VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.) História da educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. São Paulo (SP): Editora Livraria da Física, pp. 30-45, 2014a.

MIGUEL, Antonio. Posfácio ao livro Usos e jogos de linguagem na matemática: diálogo entre Filosofia e Educação Matemática. In: VILELA, Denise Silva. São Paulo (SP): Editora Livraria da Física, Coleção contextos da ciência, pp. 319-348, 2013.

MIGUEL, Antonio. Vidas de professores de matemática: o doce e o dócil do adoecimento. In: GOMES, M. L. M.; TEIXEIRA, I. A. C.; AUAREK, W. A.; PAULA, M. J. (Orgs.). Viver e Contar: experiências e práticas de professores de Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011, p. 271-309.

MIGUEL, Antonio; SILVA, Lilian L. M.; MOURA, Anna Regina L.; FERREIRA, Norma S. A. Prova campinas 2010: entre usos alegóricos e normativos de linguagem. Zetetiké. Número Temático “Educação, Matemática e Artes, 2015.

MIGUEL, Antonio; VILELA, Denise S.; MOURA, Anna Regina L. de. Desconstruindo a matemática escolar sob uma perspectiva pós-metafísica de educação. Zetetiké, Campinas, v. 18, número temático, p. 129-206, 2010.

MIGUEL, Fernanda V. Investigações literárias: terapias e encenações do feminino. Tese de Doutorado. Graciela Inés Ravetti de Goméz (Orientadora). Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.

MIGUEL, Fernanda Valim Côrtes; MIGUEL, Antonio. “Uma terapia do noturno a partir do War Requiem de Derek Jarman”. Aletria, Belo Horizonte, v.25, n.1, p. 189-207, 2015, eISSN: 2317-2096. DOI: 10.17851/2317.2096.25.1.189 207. http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/8249/8282

MOURA, Anna R. L., MIGUEL, Antonio, SILVA, Lilian L. M.; FERREIRA, Norma S. A. Prova Campinas 2008: uma avaliação das práticas escolares em língua portuguesa e matemática nos anos iniciais da Rede Municipal Escolar de Campinas. e-Book. Campinas, SP: FE/UNICAMP: Prefeitura Municipal de Campinas. Secretaria da Educação, 2015a. Acesso: educacaconectada@campinas.sp.gov.br

MOURA, Anna R. L., MIGUEL, Antonio, SILVA, Lilian L. M.; FERREIRA, Norma S. A. Prova Campinas 2010: um modo indisciplinar de avaliar as práticas escolares nos anos iniciais da rede municipal escolar de Campinas. e-Book. Campinas, SP: FE/UNICAMP: Prefeitura Municipal de Campinas. Secretaria da Educação, 2015b. Acesso: educacaconectada@campinas.sp.gov.br

PINTO, T. P. Linguagem e Educação Matemática: UM mapeamento de usos na sala de aula. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus de Rio Claro, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e seus Fundamentos Filosóficos e Científicos. Rio Claro, 2009.

PINTO, T. P. Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Programa de Pós-Graduação em Educação para as Ciências. Bauru, 2013.

PINTO, T. Produção de Histórias sobre/na Educação Matemática: um exercício com os Projetos Minerva mobilizando um texto ficcional e Fotografias Compósitas. Perspectivas da Educação Matemática,  Volume 8, Número Temático, 2015.

PINTO, Thiago Pedro; VIOLA DOS SANTOS, J. R. . De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática. Educação Matemática em Revista, v. u, p. 13-20, 2011.

VILELA, D. S. A Terapia Filosófica de Wittgenstein e a Educação Matemática. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 24, p. 435-456, 2010.

VILELA, D. S. Matemáticas nos usos e jogos de linguagem: ampliando concepções na Educação Matemática. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2007.

VILELA, Denise Silva. Usos e jogos de linguagem na matemática: diálogo entre Filosofia e Educação Matemática São Paulo (SP): Editora Livraria da Física, 2013.

Elencamos também alguns trabalhos não necessariamente relacionados à Educação Matemática

CONDÉ, M. L. L. Wittgenstein: linguagem e mundo. São Paulo: Annablume, 1998.

GEBAUER, Gunter. O pensamento antropológico de Wittgenstein. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

GLOCK, Hans-Johann. Dicionário Wittgesnstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

HEBECHE, L. A. Não pense, veja! Sobre a noção de semelhanças de família em Wittgenstein. Veritas, Porto Alegre, v. 48, p. 31-58, 2003.

MARQUES, E. Wittgenstein & o Tractatus. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

MARTÍNEZ, H. L. “Ética no pensamento do ‘Segundo’ Wittgenstein”. Tese de Doutorado em Filosofia, UNICAMP, 2001.

MORENO, A. R. Wittgenstein: os labirintos da linguagem. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2000.

PEARS, D. As ideias de Wittgenstein. São Paulo: USP, 1973.

RORTY, Richard. Wittgenstein e a virada linguística. Trad. Paulo Ghiraldelli Jr. CEFA: Centro de Estudos em Filosofia Americana, s/d.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. BRUNI, J. C. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus. Trad. Brasileira GIANNOTTI, J. A. São Paulo: Cia Editora Nacional/Edusp, 1968.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Da certeza. Trad. Maria Elisa Costa. Introdução de Sérgio Miranda. Lisboa: Edições 70, 2012.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Observações sobre o Ramo de ouro de Frazer. Trad. e notas comentadas de João José R. L. Almeida. Suplemento da Revista Digital Ad Verbum 2 (2): Jul. a Dez. 2007: pp. 186-231. Acesso: http://www.psicanaliseefilosofia.com.br/adverbum/revistaadverbum.html.

Vídeos sobre Wittgenstein

 

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5 comentários em “Wittgenstein e Educação Matemática

  1. Inclua a tese de Bezerra (2016) Percorrendo usos/significados da Matemática na problematização de práticas culturais na formação inicial de professores. Professora da Universidade Federal do Acre e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – simonechalub@hotmail.com

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  2. Muito bom esse espaço para depositarmos nossas experiências sobre os estudos com foco na terapia wittgensteiniana

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